segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O PAPA VISITA A TURQUIA







Texto publicado no
Jornal " Ilha de São Francisco, em dezembro de 2006.




Na semana passada, o "Papa " fechou sua banca de revistas, na Enseada, e foi visitar a Turquia, País nada amistoso. Êle foi direto para Ancara, à fim de "ancarar" o Presidente Almet. Lá na Turquia, o nome da maioria das pessoas termina em "met"... ( Ti...met ).
O presidente estava acompanhado pelo seu vice-primeiro ministro. O Papa, gentilmente perguntou o nome dele, que respondeu:
- Mehmet - Mehmet Alí.
- Mas aqui não meu filho !... espere a gente chegar em Istambul !....
Já em Istambul, ele visitou o Museu de Santa Sofia, fundadora da Casa Sofia. Uma loja que não vende à vista... "Só fia "... Aliás, o Museu na verdade era uma Basílica, construída por Constantino, de Roma. Após muitas guerras, foi transformada em mesquita em 1453 e foi dedicada à "Sabedoria", dai nasceu a "filoSOFIA "... ri, ri, ri... (essa foi braba), por ordem do Mustafá Kemal, e se ele KE MAL, não adianta discutir !....
No outro dia, Bento XVI acompanhado do Mustafá Çagrici, foi visitar a Mesquita Azul que como o nome diz.. é toda AZUUUUULLLLLL.....
Ao deixar a Mesquita o Mustafá presenteou o Papa com um azulejo representando uma Pomba e o Papa, para não ficar para trás e virado para Meca, presenteou o Mustafá com um azulejo com "4" Pombas, mostrando a supremacia de Roma - " ora Pombas !....
Depois de um admirar a pomba do outro, Bento XVI seguiu para o hotel para descansar, pois, afinal ninguém é de ferro. No dia seguinte ele foi visitar o patriARCA perdida Bartolomeu (se ele não pagar...nem eu).
Bartolomeu I também conhecido como Prof. Doumbledore do filme Harry Potter , depois de encostar sua vassoura num canto qualquer, convidou o Papa para uma conversa franca, de juntar a Igreja Católica com a não muito católica Ortodoxa, separadas desde 1054. Bento XVI achou a idéia Maomé...nos , mas resolveu aceitar a proposta.
Lógo em seguida o Papa falou ao povo, fluentemente no idioma Turco.
E disse: - Nesse momento, é bom lembrar as palavras de John Lennon em seu discurso pacifista.
- Lennon imaginava um mundo de " Páz "... mas nunca pegou numa "enxada"... e depois casou com uma "Picareta"...
O povo aplaudiu e Bartolomeu I perguntou-lhe admirado onde aprendera o idioma Turco, tão difícil, ao que o Papa respondeu:
- Falar palavras difíceis é fácil. É só decorar palavras difíceis... * (Momentos de sabedoria).
Antes de se despedir o Papa convidou Bartô I (já íntimo) para acompanhá-lo a uma visita que faria ao Brasil, em breve onde visitaria o Santuário das Edições Paulínas em Santa Cataria. Passará também em São Paulo no Santuário de Aparecida para comprar umas imagens da Santa, que lá tem de todo o tipo e tamanhos e encerrará a visita indo à Brasília, visitar o mais famoso "Congresso vazio".
Lá mesmo para recepcionar o Papa, será servido uma rodada de Pizza, tambem famosa no mundo inteiro pelos mais variados sabores e ingredientes.
Bartolomeu I não aceitou o convite, pois já ouvira falar muito dos políticos brasileiros, pois, lá na Turquia, quem rouba, tem a mão decepada e ele imaginou que visitando o Senado e o Congresso brasileiro, não iria se sentir muito bem, vendo tanta gente aleijada e incapacitada à sua frente.... Ri, ri, ri...
- o O o -
Johnny.

Nenhum comentário:

Postar um comentário